Ementa: Seguridade Social, Política Social e Proteção Social: concepções e arcabouço legal. Debate internacional sobre a Seguridade e Proteção Social em tempos de crise. Limites e desafios das políticas sociais.
Ementa: Sistema de Opressão: ordem patriarcal de gênero, raça/ etnia e classe. Violências contra Mulheres. Relações sociais de sexo. Divisão Sexual do Trabalho.
Ementa: O processo de responsabilização das famílias por encargos dentro do sistema de proteção social, presente na configuração e na condução da política social brasileira contemporânea, se insere no debate sobre uma velha questão que é a da forma de incorporação da família à política social. A discussão desse fenômeno não pode ser realizada fora do quadro analítico que, tanto do ponto de vista estrutural como em várias conjunturas, tem marcado historicamente as relações entre família, política social e Estado
Ementa: Gestão pública e políticas afirmativas. Racismo estrutural e suas expressões. Genocídios, etnocídios, epistemicídios, criminalização, violência e opressões contra população negra e indígena. A relação entre Estado, povos indígenas e população negra. Direitos Humanos e luta antirracista. Educação escolar e superior indígena. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre ensino história da África, Afro-brasileira e Indígena. Estratégias de organização, resistências e lutas emancipatórias.
Ementa: Diretrizes e tendências atuais da gestão de Políticas Sociais. Processos de Gestão (planejamento, monitoramento, avaliação, controle social, burocracia, intersetorialidade e trabalho em rede). Orçamento público. O território enquanto “chão” das políticas sociais
Ênfases:
Ementa: O Estado brasileiro e as estratégias de enfrentamento dos movimentos sociais na atualidade. As lutas e organizações sociais na cidade e no campo. Movimentos populares, movimento sindical, redes de movimentos, mobilização social, ação coletiva: pautas e experiências. A criminalização dos movimentos sociais. A negação dos direitos civis, políticos e sociais. Participação social e as formas de controle social.
Ementa: Ética e cotidiano profissional; projeto ético político. Fundamentos da ética. Direitos humanos; Estado penal e criminalização da população negra e pobre. Atuação no campo sócio jurídico. Política de Drogas.
Ementa: A pluralidade conceitual do território e do conflito perpassando pela questão do planejamento e do desenvolvimento territorial. O território, a territorialidade, a desterritorialização, a reterritorialização e a multiterritorialidade no contexto das interconexões e interações envolvendo o poder caracterizado pela consolidação e sistematização de inovações que influenciam a organização do espaço no tempo
Ementa: A cidade como território em disputa. Processo de urbanização no Brasil e no mundo. Os interesses em jogo na terra urbana. Funções sociais da cidade. Intervenções urbanísticas.
Ementa: A distribuição dos impactos ambientais negativos decorrentes das atividades humanas. Globalização e distribuição dos riscos ambientais. Normas de proteção ambiental..
Ementa: Migração interna e internacional. O debate teórico das migrações. Políticas de acolhimento e sua interface com as políticas sociais. Política Migratória no Brasil
Ementa: O debate contemporâneo acerca dos processos de envelhecimento. As diferentes perspectivas de análise do envelhecimento. A Gerontologia crítica. Velhice, direitos, proteção social e cuidados. O trabalho direcionado a população idosa.
a) Os trabalhos aceitos só serão publicados se pelo menos um dos autores estiver inscrito no evento (com pagamento efetivado) até o dia (data a definir)
b) O trabalho deverá estar inserido em um dos eixos temáticos, devendo não ter sido apresentado em outro evento, publicado em revistas ou outro meio de divulgação. O trabalho deverá ser enviado em duas versões: um arquivo digitado em editor de texto WORD (SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES) e um arquivo em versão formato PDF (COM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES). O não cumprimento desta exigência implicará na eliminação automática do trabalho enviado.
c) O trabalho deve ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas.
d) O trabalho pode ser individual ou ter no máximo 05 (cinco) autores.
e) O (s) autor(es) deve(m) seguir as normas estabelecidas para envio do trabalho (TEMPLATE).
f) Os arquivos deverão ser enviados e anexados, quando do preenchimento do formulário de inscrição.
g) Os trabalhos serão avaliados por 2 (dois) membros da Comissão Científica formada por especialistas na linha de pesquisa do eixo no qual você inscreveu o seu trabalho. Toda a avaliação será feita on-line via sistema de gerenciamento do site do evento (www.congressoservicosocialuel.com.br) e ficará restrita à Comissão Científica, não sendo passível de recurso.
h) Os trabalhos serão eliminados nas seguintes condições:
- Quando ocorrer o envio do arquivo WORD com identificação dos autores.
- Quando o arquivo não apresentar Resumo, Palavras-Chave, Abstract e Keywords.
- Quando o trabalho apresentar número inferior ou superior de páginas.
- Não atender aos critérios de avaliação estabelecidos pela Comissão Científica.
i) Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Congresso, de forma on-line, com ISBN e disponibilizados no site do evento.
1. Os trabalhos apresentados poderão ser submetidos em uma modalidade: Trabalho Completo.
2. O Trabalho Completo será apresentado em forma de comunicação oral.
3. Os trabalhos serão avaliados por 2 (dois) membros da Comissão Científica formada por especialistas na linha de pesquisa do eixo no qual você inscreveu o seu trabalho. Toda a avaliação será feita on-line via sistema de gerenciamento do site do evento (www.congressoservicosocialuel.com.br)
4. Os trabalhos serão eliminados nas seguintes condições:
- Quando ocorrer o envio do arquivo WORD com identificação dos autores.
- Quando o arquivo não apresentar Resumo, Palavras-Chave, Abstract e Keywords.
- Quando o trabalho apresentar número inferior ou superior de páginas.
- Não atender aos critérios de avaliação estabelecidos pela Comissão Científica
DESCRIÇÃO | DATA |
---|---|
Prazo para inscrição de trabalhos | PRAZO ENCERRADO |
Divulgação dos resultados (trabalhos aprovados) | ALTERADO PARA 05/05/22 |
Prazo para pagamento (para quem submeter trabalhos e participantes ouvintes) | 10/05/22 |
Todos os trabalhos selecionados e aprovados serão publicados em anais de forma online, com ISBN e disponibilizados no site do evento.
ISBN de 2022: 978-65-00-45255-6
O trabalho pode ser individual ou ter no máximo 05 (cinco) autores. Cada participante inscrito poderá encaminhar até 02 (dois) trabalhos científicos.